Bom em primeiro lugar gente desculpe por passar tempos sem postar, estava curtindo a vida rs.
Mas enfim estou aqui pra fala de uma coisa que tenho observado durante uns tempos , pais que por tentarem protegem demais os filhos acabam se tornando possessivos ..
Bom eu penso que sim você tem de proteger seus filhos , preparalos para o" mundo " , mas tem uns que passam dos limites são super-protetores por amor aos filhos. Eles os amam de verdade e acham que ao colocá-los numa redoma de vidro estão os ajudando, mas não percebem que estão matando-os, normalmente mas tarde trás problemas graves para a "criança".
Das experiências que tiveram tido em casa depende, em boa parte, que os filhos cheguem a ser pessoas saciáveis e capacitadas para a autêntica vida de amizade. Mas a família influi sobretudo através das atitudes dos pais.
Pais dominadores, possessivos, autoritários, excessivamente severos e exigentes. Essas atitudes contribuem nuns casos para tornar os filhos irascíveis, impulsivos e agressivos, e em outros para desenvolver neles uma personalidade insegura e instável. Todas estas características lhes trazem sérias dificuldades para a adaptação aos grupos de brincadeiras e de estudo e à vida de amizade.
Pais super protetores, que oferecem aos filhos mais ajuda do que eles precisam e tendem a resolver todos os seus problemas por eles. Esse protecionismo pode obedecer a um apego afetivo aos filhos, a um amor mal-entendido, ou à fraca opinião acerca de algum filho, que os pais consideram incapaz de enfrentar situações próprias da sua idade.
A criança super protegida torna-se excessivamente dependente dos outros: precisa da atenção, aprovação e ajuda quase contínuas das outras pessoas. Não desenvolve a capacidade de valer-se por si: não sabe iniciar atividades próprias nem lutar por vencer as dificuldades que se lhe apresentam. Nessas condições, a mentalidade egocêntrica própria da criança prolonga-se pela vida fora e não lhe permite contribuir com nada de valioso para os outros.
Tem pais que não percebem que os filhos já cresceram e os tratam com tamanha dominação e os filhos que já são acostumados a isso são cada vez mais mais dominados são poucos os que não tem medo de se impor ,alguns pais são super-protetores por amor aos filhos. Eles os amam de verdade e acham que ao colocá-los numa redoma de vidro estão os ajudando, mas não percebem que estão matando-os. Entretanto, a grande maioria super-protege por amor a si próprio. Querem crianças totalmente dependentes para que assim possam exercer domínio sobre elas para sempre.e metem a toda hora e querem decidir tudo, ajudam financeiramente somente para poder continuar tendo controle sobre os mesmos. Não desejam que eles cresçam e saibam se virar sozinhos , também já reparei que alguns pais tentam fazer do filho o que não foram , Já reparou naquelas pessoas que dão presentes para o outro pensando em si? Ele gosta de futebol e por isso dá de presente uma bola. Mas a bola é o que ele gosta e não o desejo do outro. Tudo o que alguns pais fazem pelo “outro”, que no caso aqui é o filho, é pensando em si próprio. Pessoas que agem desta forma são carentes emocionalmente, tendo como grande pavor, ficarem sozinhas. Por isso, em vez de criar os filhos para a vida, os criam para si.alguns pais evitam de ver que seus filhos cresceram .
Ex:
Pai :
- Quero você em casa as 22h e se não chega vai se ver comigo , o mundo está perigoso demais .
Filho (a):
-Mas pai tenho 21anos não tenho mais 12 anos.
rs
Obs:(tudo bem você não vai da sua cara a tapas , mas se tiver que acontecer algo com vc vai acontecer , você pode ta sentado no sofa e uma bala pegar em você)
Você demonstrar respeito é um coisa tipo pai qualquer coisa ligo , não irei chega tarde, seilá mas acho que tem pais que atrapalham muito o crescimento de seus filhos com esses tipos de atitudes , onde , com quem , horas , de que mundo ....
Eu quando for mãe pretendo ser liberal dentro de limites , no reino animal, muitos bichos apenas põem seus filhotes no mundo sem prestar nenhuma proteção. As tartarugas, por exemplo, botam seus ovos na praia e vão embora, deixando assim o futuro daqueles bebês nas mãos deles próprios. Muitos vivem apenas minutos, já que ao nascerem se deparam com vários pássaros que ficam de tocaia, pontinhos para abocanhar o almoço que está nascendo. Estes são os pais relapsos.
Não devemos ser pais tartarugas e sim pais águias que criam sua prole fortalecendo-os para crescerem e serem independentes. Protegem seus filhotes, alimentam, cuidam, mas ao mesmo tempo os preparam para um dia voar com suas próprias asas. Este tipo de pai funciona como um trampolim para os filhos, pois dá o apoio e o impulso necessário para que eles possam ir longe.
A vida é como uma estrada cheia de buracos e pedras. Diante disso:
Pai Relapso: Não mostra caminho nenhum, antes deixa que o filho descubra por si mesmo.
Pai Super-protetor: Não deixa ir. Fica com tanto medo de que seu filho se machuque e caia em algum buraco que o impede de viver.
Pai Protetor: Ensina, aconselha, mostra o melhor caminho e permite que ele faça suas próprias trilhas.
Espero que tenham entendido um pouco do meu ponto de vista ,boa semana pra todos .♥